DESTAQUES

POSTS

05/09/2015

- RECEITAS -

MOUSSE DE GORGONZOLA

O gorgonzola é um queijo que demorou pra me conquistar… Não sei dizer o que mais atrapalhava nosso relacionamento: a falta de hábito de consumo na minha casa, quando criança, ou a qualidade dos queijos disponíveis na época.

Lembro-me do primeiro mofo azul que realmente me seduziu: o Saint Agur! Impossível ficar inerte ao sabor e à cremosidade da nova descoberta. Fui pesquisar: um queijo francês, produzido com leite de vaca pasteurizado e enriquecido com nata.

Depois dessa paixão repentina, olhei com outros olhos para o gorgonzola (italiano, também de leite de vaca) – já morava em Curitiba, e frequentava o que era o paraíso dos amantes de queijos na época: o Mercado Municipal. Provei, acho que pela primeira vez, o Gorgonzola (com G maiúsculo) e descobri que até então só tinha comido queijo “tipo” gorgonzola. Foi nessa época que conheci a gostosura do Roquefort (outro francês, mas feito com leite de ovelha).

Depois que comecei a cozinhar pra valer, essas memórias e sabores apareceram de forma natural, mas sempre acabavam esbarrando em algum preconceito quando eu oferecia em meus menus… Sempre vinha aquele “será que os convidados vão gostar?”, “acho tão forte…”, “melhor algo menos polêmico”…

Resolvi comprar a briga! Ao longo dos anos, com as Confrarias Culinárias, fui catequizando paladares com os mais variados preparos. Meus preferidos são a quiche de Gorgonzola e alho poró com massa de avelã, o caneloni de ricota com roquefort e damasco, e essa mousse. Ah! O Saint Agur continua solitário em minhas papilas gustativas, nunca ousei usar em receita alguma…

A mousse é bem delicada, com um contraste entre o salgado (e picante) do queijo com o doce do mel e do figo. Outra sugestão para o mesmo preparo é trocar os figos por frutas vermelhas – pra mim a que mais combina é a framboesa, ácida na medida!

Independente da combinação, a mousse pode ser usada como entrada, aperitivo, numa mesa de antipasti ou – por que não? – como sobremesa.

Vamos pra cozinha? Mas, antes, dá uma espiadinha no vídeo da Salted Caramel… vai ficar ainda mais fácil! 😉

INGREDIENTES:

300g de Gorgonzola (ou outro queijo azul);
5 folhas de gelatina;
400 g de creme de leite;
8 figos;
150ml de água;
mel e alecrim, para acompanhar;
óleo, para untar.

PREPARO:

Bater no liquidificador, ou no mixer, o queijo com o creme de leite até obter um creme homogêneo.

Acrescentar a gelatina – dissolvida conforme as indicações da embalagens.

Despejar em forminhas untadas com óleo e refrigerar por 3 horas.

Desenformar e decorar com figos e alecrim. Ao servir, despejar o mel.

*pode ser feito numa forma grande, de furo central, porém o tempo de refrigeração aumenta para 6 a 8 horas, dependendo da altura da forma!

COMENTÁRIOS