DESTAQUES

POSTS

26/01/2016

- DESTAQUES -

PETIT GATEAU DE DOCE DE LEITE

Essa sobremesa é uma das minhas favoritas… é bem doce, como eu gosto! :)

O doce de leite é uma paixão confessa, há anos! Gosto de todos: o mineiro, o argentino, leite condensado cozido…  por isso faço todas as receitas possíveis com ele(s). Qualquer dia posto a Cheesecake de doce leite!

Voltando ao petit gâteau, a receita original quem me deu foi a Klara – minha quase irmã-gêmea, com quem divido o mundo da gastronomia desde a porta de entrada: entramos na faculdade juntas, entregamos trabalhos e provas em dupla, sempre trabalhamos na mesma equipe e, ainda, depois da graduação nossos caminhos se encontraram muitas vezes. A receita não chegou por acaso: ela realmente me conhece! Preparei à exaustão, quando todo mundo já tinha enjoado (menos eu), reinventei polvilhando canela na forminha: um novo sabor, contrastando com o doce de leite de maneira quase simbiótica. Depois veio a castanha-de-cajú, a macadâmia caramelizada (essa todas as Confrarias provaram!) e, agora, a noz pecã.

Se quiser acompanhar o vídeo lindo que a Salted Caramel fez dessa belezura, clica aqui!

Vamos pra cozinha?

INGREDIENTES

400g de doce de leite;
200 g de manteiga;
4 claras;
8 gemas;
1 xícara de açúcar;
1 xícara de farinha de trigo;
150g de noz pecã;
manteiga, para untar e canela, para polvilhar.

Preparo:

Derreter a manteiga e o doce de leite – no microondas ou em banho-maria, depois peneirar as gemas e misturar as claras e as gemas ao doce de leite. Acrescentar o açúcar e o trigo, peneirados. E, por fim, as nozes picadas.

Untar forminhas individuais com manteiga e polvilhar canela. Depois, colocar a massa nas forminhas, deixando 1 centímetro da borda.

Assar em forno quente (200ºC), por aproximadamente 10 minutos. O ponto é quando a massa está firme por fora e crua no centro. O tempo de cocção pode variar de um forno para outro – o ideal é testar o forno com um bolinho antes de assar os demais.

E por fim, finalizar com uma bola de sorvete de creme e uma calda de caramelo quentinha.

 

COMENTÁRIOS